O desenvolvedor que conhece ambos os lados do desenvolvimento foram batizados pelo mercado como full-stack. Se o HTML cria o botão e o CSS o estiliza, é trabalho do JavaScript adicionar funcionalidade a ele, fazendo uma chamada ao back-end ou interagindo com outros elementos da página. “Cascading style sheets” ou folhas de estilos em português, ou ainda CSS para os mais íntimos é a linguagem utilizada para tornar a internet mais flexível, bonita, atrativa e interativa.
Se você prefere criar sites visando garantir a sua usabilidade nos diferentes navegadores e tem conhecimento, mesmo que básico, sobre design, o Front-end pode ser a melhor opção. A experiência do usuário é muito importante na bagagem desse profissional, afinal, todos os códigos serão produzidos pensando em como as pessoas que estão acessando o site estão interagindo com as informações ali contidas. Por isso, é importante que esse desenvolvedor https://www.pragmatismopolitico.com.br/2024/01/curso-desenvolvimento-web-meses-alavancar-carreira.html também se preocupe com a experiência do usuário. Quanto ao desenvolvimento de interfaces, você pode esperar mais foco no design, estilo e desafios de codificação para gerar interfaces versáteis e visualmente atraentes para os usuários. No geral, é um tipo de banco de dados valioso quando as necessidades de armazenamento ficam muito altas ou quando há uma demanda imediata por uma rápida distribuição de dados, geralmente em tempo real.
Sob o mesmo ponto de vista, o Back-End pode ser visto como os “bastidores” de uma aplicação. Seu papel é fundamental porque faz uma espécie de ponte entre os dados que vem do usuário e o bando de dados onde eles serão arquivados. Identifique os gargalos de desempenho do seu site para proporcionar uma experiência de usuário aprimorada. Se você planeja trabalhar no desenvolvimento de um site, você provavelmente quer saber quanto você poderia receber depois de obter um diploma ou passar por um programa de treinamento. Entretanto, todos os computadores têm limites, por isso pode ser difícil expandir os limites estabelecidos pelo seu maquinário atual.
O desenvolvimento de back-end usa o cache para reduzir a carga no servidor de aplicativos. O conteúdo em cache inclui páginas estáticas, resultados de consultas ao banco de dados, respostas da API, dados da sessão, imagens e vídeos. O desenvolvimento de front-end aborda o lado voltado para o usuário de um site. Essas tecnologias incluem linguagens de computador como JavaScript, CSS e HTML. O desenvolvimento de software de front-end também usa estruturas de front-end para acelerar a eficiência da produção. Desenvolvedores de front-end visam desenvolver uma experiência positiva para o usuário, otimizar o aplicativo para acessibilidade e desempenho e criar designs responsivos.
Utilizado para construção de sites e de algumas ferramentas
para desenvolvimento mobile, o HTML é a tecnologia Front-end mais utilizada no
mercado. Tanto front-end quanto back-end são dois termos bem conhecidos, Curso de desenvolvimento web: você preparado para o mercado de trabalho por mais que algumas pessoas não saibam o que eles significam e, muito menos, a diferença que existe entre eles. Ambos fazem parte da engenharia de software ligadas ao desenvolvimento de sites.
Assim como um sistema ou página na web, esse veículo tem partes que podem ser vistas pelo usuário e outras que ficam escondidas, mas ainda assim são essenciais. O front-end se refere a interface do usuário e sua experiência com ela, chamado client side, ou seja, o lado do usuário. Basicamente, um trabalha mais próximo ao artístico/criativo e o outro, com a correta aplicação das regras de negócio. E quais são as linguagens de programação mais utilizadas por essa área de atuação?
O JS no front-end é utilizado, por exemplo, para exibir uma
mensagem ao clicarmos em um botão, ou mesmo mudar a cor de fundo de uma página
ao alterarmos uma opção em um select. Apesar de ser a mais popular, o HTML não é a única linguagem
front-end existente. Entender conceitos fundamentais de programação pode ser de grande ajuda para a sua estratégia. Agora que você já sabe o que é front-end e back-end, confira também este artigo que escrevemos sobre a importância da união entre marketing e programação. Afinal, saber programar faz parte de adaptar-se às mudanças de mercado, o que é fundamental no empreendedorismo. Lá, você encontra cursos sobre ambos os assuntos, além de DevOps e React Native.